Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O PIONEIRO

João Maria Broxado, conhecido, no seu tempo, por Joca Broxado, gozava de muita popularidade. Trabalhador, inteligente, tinha iniciativas arrojadas. Em 1906, principiou a organizar uma companhia de telefones em Teresina. O jornal "O Monitor", de 1 de novembro daquele ano, escrevia que o plano do ativo industrial vinha contando com o apoio de figuras do governo, comerciantes e diversas classes sociais. Os aparelhos do novo melhoramento da capital piauiense se haviam encomendado no Rio de Janeiro.

A 2 de maio de 1907, a mesma folha de imprensa noticiava que os jornalistas examinaram o "importante maquinismo" considerado, por pessoas entendidas, de "ótima qualidade".

Uma semana depois, funcionavam várias linhas, contando-se que a inauguração se daria a 13 de junho, o que de fato aconteceu, segundo reportagem de "O Monitor", edição de 20 de junho de 1907: "instalou-se, no dia 13 do corrente, a empresa telefônica dirigida pelo tenente-coronel João Maria Broxado, operoso industrial da nossa praça. A cerimônia começou às 4 horas da tarde com grande concorrência de pessoas seletas. Cortada a fita emblemática pelo senador Anísio de Abreu, o tenente-coronel Joca Broxado fez a comunicação oficial ao Exmº Sr. Governador do Estado, trocando-se depois muitas saudações entre os assinantes da empresa, cujas casas estavam ligadas ao aparelho estatal central".

Governava o Piauí o Dr. Álvaro de Assis Mendes Osório Mendes. Discursaram na solenidade Anísio de Abreu, Higino Cunha, Fenelon Castelo Branco e Abdias Neves, entre outros, ilustres intelectuais da terra.

A iniciativa recebeu o nome de Empresa Telefônica e funcionou possivelmente até 1918.


A. Tito Filho, 07/10/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário