Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FREE

Brasileiro vive de imitar os Estados Unidos, em tudo, salvo no que presta. Mais de duzentos anos tem a Constituição dos norte-americanos, enquanto no Brasil já vigoraram umas sete, mais ou menos, um período de cento e sessenta anos.

Faz algum tempo deu também no piauiense a mania de imitar os costumes, os hábitos, a linguagem alheia. O carnaval de Teresina corresponde ao padrão do Rio de Janeiro: escolas de samba, alguns veados assumidos, caboclas de peito e bumbum de fora. Tudo monótono, a mesma cousa todos os anos de folia.

Já muito se empregou o inglês nesta Chapada do Corisco, muito maltratado, desasseado até. Poucos casas comerciais e de negócios empregam corretamente o genitivo dessa língua das estranjas.

O caso do FREE CHOP, numa das avenidas de Teresina, é exemplo válido. FREE significa livre, como em FREE-KICK, tiro livre, golpe livre. Emprega-se a expressão FREE LANCER para designar o artista, o escritor, o profissional que não trabalha sob contrato de salário fixo, mas ganha pelo serviço que presta, mediante prévio acordo. Trata-se pois do profissional independente. Nas cidades norte-americanas encontram-se de vez em quando estabelecimentos denominados FREESHOP, loja de artigos variados, de venda livre. Também se vê FREEWAY, de uso internacional, indicando caminho livre, rota desimpedida, via que não recebe cruzamento no mesmo nível.

Nesta velha Chapada do Corisco, onde vicejam asneiras e favelas, agora se criou o FREECHOPP, uma mistura de inglês (FREE) com alemão (CHOPP), ou chope livre, desimpedido. Mais cousa vai surgir. Nunca, em tempo algum, o Piauí criou algo que fosse original, salvo a prosa e a poesia dos escritores de viva inteligência e valentia.

Tudo nesta Teresina vale imitação, cópia de outras terras e de outras gentes. Queira Deus que Heráclito Fortes realize com originalidade nos nomes, nos processos, nas obras para que se quebre a rotina cansativa.


A. Tito Filho, 11/02/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário