Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O DENUNCIANTE

Dondon queria comprar uma tipografia para publicar o jornal dos seus sonhos, "O DENUNCIANTE", que ele realmente publicou. Num dos artigos do novo órgão da imprensa teresinense escreveu:

"1) Custou-me no começo de 1919 o maior do Exército Antônio da Costa Araújo Filho apoderar-se de três vacas minhas, sem o meu consentimento...

2) Custou-me no dia 13 para amanhecer 14 de maio de 1925 terem querido tirar a minha vida a traição e que ainda recebi três bordoadas... por este motivo... deu em resultado eu passar 21 meses e quatro dias em casa sem sair à rua.

3) Custou-me no dia 19 de Setembro de 1924 mandarem me meter na cadeia, qaundo foi no dia 8 de outubro do mesmo ano tornaram a me meter na cadeia e esta segunda vez ainda acharam pouco, da cadeia me mandaram para ser internado no Azilo dos Doidos, onde passei dez dias contra a minha vontade e dois por minha conta..."

Está aí o "O Denunciante" do saudoso Dondon. Copiamo-lo com desvelo. Respeitamos a grafia da época e do autor. Ao trabalho, que é simples compilação, pedimos que o leitor dedique atenção.

Jornalismo saboroso, com defeitos e qualidades, mereceu a transcrição que ora se faz.

Conheci Dondon vendendo capim, em jumentos amestrados, pelas ruas de Teresina. Os jegues aprenderam a fazer alto, dobrar à direita e à esquerda, de acordo com as ordens do dono.


A. Tito Filho, 17/02/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário