Quer ler este texto em PDF?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MAIS DEBRAVAMENTO

Carlos Porto escreve que, após a matança dos índios teremembás, Vital Maciel Parente empenhara-se no descobrimento do famoso rio Paraguaçú (Parnaíba). Não conseguiu descobrir o seu nascimento e desistiu da empresa: "Esses sucessos tinham lugar em 1679, data em que Domingos Jorge Velho deveria estar residindo com sua tropa nos rios Potingh e Parnaíba, visto que só descera para os Palmares em 1687. Note-se que o sisudo Berredo afirma que Vital Maciel Parente desistiu da empresa por julgá-la inútil".

Interroga Carlos Porto: "Seria, pois, compreensível, que escapasse à devassa desses exploradores uma tropa de cerca de 1.400 homens postados às margens daqueles rios, com suas habitações, suas criações, tanto dos vacuns, como cavalares ou ovelhuns e cabruns?".

3) Pelo documento de Pereira da Costa, as incursões de Domingos Jorge Velho devem ter começado por volta de 1662 ou 1663. Carlos Porto relaciona documentos em que se estabelecem divergências:

a) Carta de Domingos Jorge Velho. Pelo teor da carta, o cabo paulista teria chegado ao Piauí em 1671, ou 1678; b) um elogio aos paulistas, em parecer apresentado ao Conselho Ultramarino, indicaria o ano de 1675, ou 1682; c) requerimento de Bento Sorrel Camiglio registraria o ano de 1674; d) requerimento da mesma pessoa indicaria o ano de 1686 ou 1688; e) finalmente, outro documento do Conselho Ultramarino apontaria o ano de 1677.

4) Muitas considerações desenvolve Carlos Porto a respeito do lugar da partida de Domingos Jorge Velho para os Palmares. Transcreve documentos oficiais pelos quais se verifica que o paulista saiu de São Paulo. Em comentário a um deles, passado pelo governo-geral, salienta Porto: "É muito estranho que nessa patente, com que se comissionava Domingos Jorge para a conquista dos bárbaros do Rio Grande, tenha sido excluído o merecimento de sua estada de vinte e quatro ou vinte e cinco anos no Piauí. Expedida em 1688, um ano após a descida do terço, deveriam estar bem vivos na memória os sucessos das contínuas guerras contra o gentio e o esforço do cabo paulista em manter-se nos rios Parnaíba e Pontigh".


A. Tito Filho, 08/04/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário