Quer ler este texto em PDF?

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VERDADE - IV

Apoiei as comemorações do Theatro 4 de Setembro, neste 4 do mês corrente. Evidentemente que não se verificava o centenário da querida casa de espetáculos, que foi inaugurada em solenidade pública a 21 de abril de 1894. A 4 de Setembro 1889, entretanto, nascia uma idéia nobre, sonharam os teresinenses com um novo teatro, construído desde os alicerces. Seria notável que se homenageasse a memória de quantos contribuíram para a construção do edifício e para que neste se realizassem episódios que se incorporam à história da cidade.

Em agosto, concedi longa entrevista a uma das tevês locais comemorativas e defendi que se fizessem festas comemorativas expressivas para as senhoras de Teresina, que pediram ao presidente Teófilo dos Santos a construção, e o apoio do governante ao pedido. Cinco anos foram gastos nos trabalhos.

A solenidade principal agora se deu a 4 de setembro, recentemente. Para ela tive convite, por ofício, do secretário Noronha filho, bem assim se comunicava a autoridade que eu receberia o troféu EXPEDITO MEDEIROS, distribuído a várias ilustres personalidades, de modo justo e merecido. dois dos premiados haviam falecido: Fred Ramos e Ana Bugyja de Sousa Brito.

A 4 de setembro, pelo meio-dia, o governador Alberto Silva me dava ciência de que ele seria o orador da solene sessão, cujo inicio se marcou para 20:30 horas. A verdade é que, mais de 10 da noite, não havia ainda começado. Demais de tudo, a 3 de setembro recebi convite do diretor do Theatro para o discurso. Não era possível a oratória dupla e penso que a prioridade cabia ao governante.

Essas as razões pelas quais não estive presente à solenidade, embora a antipatia de um jornalista asseverasse, num jornalismo de intriga barata, que eu me aborreci porque Alberto Silva me recusou a homenagem do meu desejo. Jamais me aborreço com tolices.

Muito me enobreço das homenagens que me prestam, mas nunca as pedi a quem quer que seja. Pertenço a cerca de cinqüenta instituições daqui e de todos os Estados, tenho boa centena de diplomas e posso ostentar medalhas em quantidade, inclusive a de Machado de Assis, concedida pela Academia Brasileira de Letras. De tudo sou muito confortado, embora saiba que tais honrarias me foram atribuídas por bondade.


A. Tito Filho, 15/09/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário