Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RUAS DE TERESINA

RUA JÔNATAS BATISTA. Antiga rua do Norte.

AVENIDA MIGUEL ROSA. Chamou-se avenida Circular.

RUA CLODOALDO FREITAS. Nomes anteriores: rua do Fogo e rua Palmeirinha.

RUA ALCIDES FREITAS. Chamou-se rua 13 de junho.

RUA RUI BARBOSA. Antiga Estrada Nova.

AVENIDA FREI SERAFIM. Inicialmente, avenida Frei Serafim, depois Getúlio Vargas. Voltou à primeira denominação.

RUA SETE DE SETEMBRO. Da praça João Luís Ferreira, rumo sul, recebeu, em 1939, o nome de Miguel Couto. A divisão desapareceu em 1976.

RUA DESEMBARGADOR FREITAS. Antiga rua da Estrela. Observação. Em 1939, ao trecho entre a praça Landri Sales e a avenida Maranhão foi dado o nome de Humberto de Campos. Tal denominação foi revogada em 1976.

PRAÇA JOÃO GAYOSO. Nomes anteriores: praça da Santa Casa, praça Conde D'Eu, praça Campo de Marte, praça 13 de Março, praça Engenheiro Arêa Leão, praça Campo de Marte.

PRAÇA MARECHAL DEODORO. Nomes Anteriores: largo do Amparo, praça do Palácio (alusão ao Palácio do Governo, ali localizado), praça da Constituição. Observação: Na praça Deodoro está situado o Parque da Bandeira.

PRAÇA MARIA DO CARMO RODRIGUES. Chamou-se praça Poti Velho.

PRAÇA PEDRO II. Nomes anteriores: Aquibadã, Independência, João Pessoa.

PRAÇA LANDRI SALES. Nomes anteriores: Baixa da Égua, ponto de ótima pastagem. Aí eram peados os animais. Apareceram os ladrões de peias. A cidade se queixava desses meliantes desconhecidos. Um dia, apareceu morto, com o crânio partido, um negro, e perto dele uma bonita égua cardã, que tinha a laça da peia desamarrada e o casco do pé direito manchado de sangue. A partir daí a denominação popular de Baixa da Égua. Depois se chamou Largo do Paço da Nação (abertura de poço na praça) Seguidamente, praça 15 de Novembro e praça do Liceu (batismo popular).

PRAÇA RIO BRANCO. Nomes anteriores: praça do comércio e Uruguaiana.

PRAÇA DA LIBERDADE e PRAÇA SÃO BENEDITO. Eram um só, com estas anteriores denominações: Monsenhor Gil. São Benedito, Frei Serafim. Atualmente o grande largo onde se edificou a igreja de São Benedito tem duas denominações: do lado da Escola Técnica Federal, praça da Liberdade; do outro lado, praça São Benedito.

PRAÇA JOÃO LUÍS FERREIRA. Nomes anteriores: Padre Marcos e praça da República.


A. Tito Filho, 12/12/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário