Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VELHO EPISÓDIO

Em 1934, os jornais de Teresina, dia 5 de junho, publicaram interessante notícia de José de Freitas, no Piauí.

"A cidade foi ontem desagradavelmente surpreendida coma  notícia de que o avião de carreira do Correio Aéreo Militar sofrera um acidente desviando-se de sua rota no percurso entre Piripiri e Campo Maior e indo fazer uma descida forçada em José de Freitas. O aparelho ficou danificando, mas os pilotos, capitães Borges e Libânio, nada sofreram. Dada a simpatia e o apreço que em nossa capital merecem os bravos aviadores do Exército Nacional e o apoio que tem despertado a grandiosa instituição do Correio Militar, o fato teve profunda repercussão na opinião pública,despertando geral interesse as notícias que, a respeito, circularam ontem nesta cidade. Embora sendo lamentada a situação em que ficou o aparelho, causou regozijo a circunstância de terem os pilotos escapado ilesos.

Os capitães Borges e Libânio voltaram a José de Freitas, tendo partido desta capital às 4 horas da madrugada, segundo informações que obtivemos no quartel do 25º Batalhão de Caçadores, onde estavam hospedados. Os aviadores levaram caminhões e seguiram com o objetivo de transportar o aparelho para esta capital, devidamente desmontado. Informaram-nos ainda que aqueles oficiais pretendem remontar aqui o aparelho, fazendo os necessários reparos e levantar vôo na próxima sexta-feira, de regresso ao Sul. Não remontam o aparelho em José de Freitas, porque ali não há campo que permita a decolagem”.

JOSÈ DE FREITAS, 4 (Do correspondente) - O avião do Correio Militar, Waco C 21, pilotado pelos capitães Borges e Libânio, baixou precipitadamente hoje cerca das 11 horas, nesta cidade, na praça Tiradentes, em conseqüência de ter se desviado da rota tangido por fortes ventanias, sofrendo lamentáveis estragos na descida, pois foi de encontro a cercas e árvores. Os pilotos nada sofreram, tendo sido cercados de carinhoso conforto por parte das famílias Almendra e merecendo cordial acolhida de toda a população. O tenente Ivan Tito, delegado de Polícia, compareceu imediatamente ao local do desastre, pondo o destacamento local no serviço de guarda do aparelho. Considerável multidão reuniu-se no ponto da descida, revelando imenso pesar pela desagradável ocorrência. Os aviadores seguiram para essa capital, em automóvel que foi posto à sua disposição pela família Almendra, às 13:30 horas.


A. Tito Filho, 07/12/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário