Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LIVROS

O livro "Passado Imperfeito", a autobiografia da atriz Joan Collins, que a Nórdica está lançando agora no Brasil, foi um choque tremendo no Reino Unido. Os ingleses leram com sofreguidão, mas acharam "disgusting". Nos Estados Unidos, o livro subiu ao primeiro lugar na lista dos "best-sellers" em "The New York Times Book Review" durante mais de 30 semanas. No resto do mundo, sempre foi um grande sucesso, acompanhado o sucesso pessoal da própria atriz.

Joan Collins é, talvez, a única atriz da "velha guarda" do período áureo de Hollywood que ainda contínua em atividade, em papéis de verdadeira repercussão internacional, principalmente, através da televisão. Na série "Dinastia", apresentada recentemente no Brasil, ela foi "Alexis", a vilã da história, só perdendo em popularidade internacional para o não menos famoso "JR", o vilão da série "Dallas". Fazendo parte do triângulo amoroso central da novela, Joan mostrou, até fisicamente, que não tinha nada de "velha guarda" e que, na verdade, estava em plena forma. De fato, parece até que o papel foi criado para Joan, uma mulher intempestiva, de grande força de vontade, emotiva e apaixonada.

Como se esperava, Joan Collins conta "toda" a verdade, desde as suas aventuras românticas, às vezes invejáveis, outras desastrosas, com alguns dos homens mais famosos e interessantes do mundo, até os pormenores mais recônditos e até agora ainda não revelados da sua carreira fascinante e errática de atriz. De tudo, Joan fala, abertamente, sem restrições, consciente de que está falando do seu "passado imperfeito".

Utilizando um dom que está na família (sua irmã é a famosa escritora Jackie Collins), Joan é criativa e estimulante ao descrever os seus bons e maus momentos e os seus momentos mais engraçados, a vida excitante e dramática de uma mulher extraordinária, corajosa, honesta e maravilhosa.

A respeito do livro, a critica literária Chris Chase, de "The New York Times Book Review" afirmou: - "Miss Collins sabe, realmente, o que significa contar tudo, [...] E este livro, uma sensação ao ser publicado na Inglaterra, é simplesmente divino".

Já a conceituada revista literária "Publisher’s Weekly", com toda a sua autoridade, comentou: - "Superficial, sim, mas muito bem escrito, excitante e revelador, uma autobiografia que inspira admiração pela devotada mãe e atriz que aos 50 anos de idade obteve o maior sucesso, superior a todos os obtidos antes".

*   *   *

O livro "América, Aspectos Geopolíticos, Culturais e Sociais nos EUA", organizado e editado por Luther Luedtke, cobre virtualmente todos os aspectos da vida e da cultura americana - etnias, urbanização, as artes, filosofia, religião, política, lei e cultura popular.

Aprofundando-se no passado, os autores procuram não somente reexaminar os primórdios da vida americana como também apresentar uma perspectiva inovadora das questões contemporâneas.

Este livro contém um grande número de informações e serve de ponto de partida para uma discussão sobre o caráter americano - seus valores, evoluções e paradoxos. "América" ajudará os estudiosos e a comunidade acadêmica a compreenderem melhor a complexidade e a diversidade dos Estados Unidos.

Organizado por Luther S. Luedtke, professor associado de inglês na Universidade de Califórnia do Sul, este livro possui vinte e três ensaios de grandes catedráticos americanos, além de um ensaio introdutório do próprio Professor Luedtke.

No conjunto, surge-nos um retrato completo dos Estados Unidos da América, um retrato atualizado e até íntimo da grande potência mundial, o que nos faz lembrar de outro lançamento da Nórdica, com o título "Rússia na Intimidade", de David Shipler.


A. Tito Filho, 13/12/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário