Quer ler este texto em PDF?

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A REPÚBLICA NO PIAUÍ

- Relativamente ao dia 15-11-1889, escreveu o historiador Pereira da Costa narrando a história da República em Teresina:

"Repleto de espectadores o teatro Concórdia, da capital, em aparatoso espetáculo. Ressoa a notícia telegráfica do rompimento de uma revolução no Rio de Janeiro, que proclamara a República do Brasil, aceitando-a o povo e depôs o imperador dom Pedro II. Manifestando-se pela notícia, e prorrompendo em explosões de adesão alguns dos mais exaltados espectadores, ordena o chefe de Polícia a sua prisão, e redobra a força que fazia o policiamento do espetáculo. A notícia, porém, vulgarizou-se logo, alarmou a toda a cidade e causou grande efervescência popular. Até o amanhecer do dia esteve a estação telegráfica repleta de povo ávido de notícias particulares sobre os inesperados e sensacionais acontecimentos".

- Em relação ao dia 16-11-1889, escreveu Pereira da Costa: "Recebida às 5 horas da tarde a notícia da aclamação do general Manuel Deodoro da Fonseca para chefe do Governo Provisório da República e da organização de um ministério democrático, e lidos ao povo, reunido em grande massa em frente à estação telegráfica, os despachos de tais notícias, dirigem-se-lhe depois, de uma das janelas do estabelecimento, o capitão Francisco Pedro de Sampaio e o telegrafista Leonel Caetano da Silva em calorosas alocuções, e concluem proclamando a República no Piauí, ao que o povo correspondeu em delirantes aclamações, formando depois um grande cortejo cívico que percorreu toda a cidade. Reunidos, à noite alguns cidadãos à oficialidade da Companhia de Infantaria de Linha, organizam um governo republicano provisório composto dos capitães Reginaldo Nemésio de Sá e Nelson Pereira do Nascimento e do alferes João de Deus Moreira de Carvalho, os quais, dirigindo-se logo ao palácio do governo, depõem o vice-presidente em exercício, Dr. Lourenço Valente de Figueiredo, que não opôs a menor resistência, ficando assim instalado o governo provisório, que lavra o seu primeiro ato nomeado para o cargo de secretário o jornalista Antônio Joaquim Diniz".

- A 18.11.1880, os militares convocaram para o governo os civis Barão de Uruçuí, Joaquim Dias de Santana, Teodoro Alves Pacheco e Cônego Tomás de Morais rego.


A. Tito Filho, 15/11/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário