Quer ler este texto em PDF?

sábado, 27 de agosto de 2011

CASSADOS

A Academia Piauiense de Letras, como outras instituições do gênero, sempre concedeu prazo aos candidatos para a respectiva posse, uma prática obrigatória e solene. Assim dispõem os regimentos internos dos sodalícios. A falta da posse faz que o eleito se destitua de uma das condições configuradas da definitiva integração do titular nos quadros acadêmicos. Sem a posse, inexiste a efetiva conquista da honraria. O eleito sujeita-se a perder o mandato.

Houve na Casa de Lucídio Freitas alguns casos objetivos relativamente a acadêmicos eleitos e não empossados, destituídos, pois, da cadeira, que se considerou novamente vaga. O eleito, apesar de várias vezes convidado, por razões pessoais, se negava a tomar posse. O primeiro deles se chamou Antônio José da Costa, jurista ilustrado, desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí e presidente do colegiado.

Na presidência de Simplício de Sousa Mendes alguns eleitos perderam a cadeira. Sejam lembrados José Virgílio Castelo Branco Rocha, professor da Faculdade de Direito, estudioso da sociologia e jornalista, hoje residente na capital do Paraná. Outro foi o consagrado mestre Clemente Honório Parentes Fortes, uma das maiores inteligências da sua época, conhecedor profundo da língua portuguesa, falecido num triste natal da década de 70. Ainda por idênticos motivos deixou de ingressar na Academia o poeta Durval Burlamaqui do Rego Monteiro. Outro foi o admirável Sousa Neto, romancista dos melhores, jurista e jornalista.

Simplício Mendes, ainda por falta de posse, tornou sem efeito a eleição de Odylo Costa Filho, mas este notável jornalista justificou plenamente o silêncio e a falta de posse. Estava residindo no exterior. O presidente aceitou a justificativa e a posse se verificou, em bonita solenidade no antigo Clube dos Diários.

Durante os meus mandatos como presidente da entidade ainda não tive a necessidade de aplicar o dispositivo regimental e todos os eleitos tomaram posse nas datas combinadas. Ainda bem.


A. Tito Filho, 25/02/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário