Quer ler este texto em PDF?

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AINDA POVOAMENTO (2)

O ilustrado engenheiro Antônio José de Sampaio afirma: "Os dois irmãos portugueses Domingos Afonso Mafrense e Julião Afonso Serra, que descobriram, como já vimos, o território do Estado do Piauí, em 1674, foram os primeiros que, em 1676, requereram 40 léguas (sesmaria), para o estabelecimento de fazendas de gado, nas margens do rio Piauí" [Descrição Geral do Estado do Piauí - pág. 252].

Abdias Neves, historiador competente, dá a prioridade do descobrimento a Domingos Afonso Mafrense.

*   *   *

Do provecto Anísio Brito são estas considerações: "O Piauí foi descoberto em 1662. A prioridade histórica do seu descobrimento, não se sabe, talvez, ainda, a quem possa caber, que são obscuros os dados que nos deixaram os primeiros cronistas do Brasil - maxime relativamente ao recanto do Nordeste que constitui o território piauiense".

Refere que a dois vultos se atribui a honra do feito: Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense - e acrescenta: "Se, mesmo de relance, estudarmos as causas determinantes da penetração de Jorge Velho e Domingos Afonso em território piauiense, chegaremos a evidência que a prioridade histórica do descobrimento do Piauí pertence ao paulista. Efetivamente. A entrada de Domingos Jorge prende-se ao movimento dos bandeirantes paulistas que, nos fastos de nossa história colonial, culminou no século XVII, além das invasões neerlandesas, e a de Domingos Mafrense está ligada ao grande ciclo dos criadores de gado, que foi posterior".

*   *   *

Na "História da América Portuguesa desde seu descobrimento até o ano de 1724", o historiador Rocha Pita fixa o ano descobrimento do Piauí em 1761 e dá a prioridade do descobrimento a Domingos Jorge Velho.

Ainda Anísio Brito escreve: "Milliet de Saint Adolphe, em seu Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil, fixa a data de 1674 e aceita a idéia do descobrimento por Domingos Jorge Velho".


A. Tito Filho, 05/04/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário