Quer ler este texto em PDF?

domingo, 7 de agosto de 2011

AINDA JORGE VELHO

O historiador José Martins Pereira de Alencastre, nascido na Bahia, "Memória Cronológica, histórica e corográfica da Província do Piauí", afirma a data do descobrimento em 1764 e pensa que Domingos Jorge Velho nunca esteve no Piauí: "Não sabemos o fundamento com que atribuem os historiadores ao paulista Domingos Jorge as honras da descoberta do Piauí; e sendo verdade, como é que o indivíduo por nome Domingos Jorge, que um importante papel representou nas cousas do Piauí, era sobrinho de Julião Afonso, é justo que duvidemos do paulista Domingos Jorge, e lhe neguemos as honras de descobridor.

"O indivíduo deste nome, que um importante papel representou na conquista do Piauí, não era paulista, mas não duvidamos que fosse aquele mestre-de-campo de um terço de paulistas, que residia no sertão da Bahia, que, por ordem de dom João de Lencastre e a pedido do capitão Antônio de Melo marchou da Bahia para a conquista de Palmares".

A esta opinião de Alencastre faz objeção Anísio Brito: "Há, evidentemente, duas individualidades, com aquele mesmo nome (Domingos Jorge, mas, daí, se afirmar que o destemido bandeirante, paulista não esteve no Piauí, é falsear a verdade histórica. Baseia-se Alencastre, para chegar a semelhante conclusão, numa certidão do Conselho Ultramarino, em data de 17 de setembro de 1745, sobre concessões de sesmarias. Referido documento, rata apenas de um indivíduo, sobrinho de Julião Afonso (irmão e companheiro de Mafrense), que tem, como dissemos linhas acima, o mesmo nome do cabo dos Palmares".

Trata-se de um requerimento de Domingos Jorge, em que este diz que herdou de seu tio Julião Afonso Serra dez léguas de terra.

Salienta mais Anísio Brito: "Porventura o sertão de que trata o referido documento é o Piauí? Não. Pela leitura se conclui que o documento se refere às dez léguas de terra que foram repartidas entre as quarenta de sesmarias que foram conferidas aos descobridores das terras onde, depois, se fundou a aldeia de Cabrobó".

Basílio de Magalhães atribui a Domingos Jorge Velho dois grandes feitos: a ocupação do Piauí e a conquista dos Palmares.


A. Tito Filho, 06/04/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário