Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NOMES ANTIGOS

Avenida Miguel Rosa. Chamou-se avenida Circular.

Rua Clodoaldo Freitas. Nomes anteriores: rua do Fogo e rua Palmeirinha.

Rua Lucídio Freitas. Chamou-se rua da Matinha.

Rua Alcides Freitas. Chamou-se rua 13 de Junho.

Rua Rui Barbosa. Antiga Estrada Nova.

Avenida Frei Serafim. Inicialmente, avenida Frei Serafim, depois Getúlio Vargas. Voltou à primeira denominação.

Rua Sete de Setembro. Da praça João Luís Ferreira, no rumo sul, recebeu, em 1939, o nome de Miguel Couto. A divisão desapareceu em 1976.

Rua Desembargador Freitas. Antiga rua da Estrela. Observação. Em 1939, ao trecho entre a praça Landri Sales e a avenida Maranhão foi dado de Humberto de Campos. Tal denominação foi revogada em 1976.

Praça João Gayoso. Nomes anteriores: praça da Santa Casa, praça Conde D'Eu, praça Campo de Marte, praça 13 de Março, praça Engenheiro Areia Leão, praça Campo de Marte.

Praça Marechal Deodoro. Nomes anteriores: Largo do Amparo, praça do Palácio (alusão ao Palácio do Governo, ali localizado), praça da Constituição. Observação. Na praça Deodoro está situado o Parque da Bandeira.

Praça Maria do Carmo Rodrigues. Chamou-se praça Poti Velho.

Praça Pedro II. Nomes anteriores: Aquibadã, Independência, João Pessoa.

Praça Landri Sales. Nomes anteriores: Baixa da Égua, ponto de ótima pastagem. Aí eram peados os animais. Apareceram os ladrões de peias. A cidade se queixava desses meliantes desconhecidos. Um, apareceu morto, com o crânio partido, um negro, e perto dele uma bonita égua cardã, que tinha a alça da peia desamarrada e o caso do pé direito manchado de sangue. A partir daí, a denominação popular de Baixa da Égua. Depois se chamou Largo do Paço da Nação (abertura de um poço na praça). Seguidamente, praça 15 de Novembro e praça do Liceu (batismo popular).

Praça Rio Branco. Nomes anteriores: praça do Comércio e Uruguaiana.

Praça da Liberdade e Praça São Benedito. Eram uma só, com estas anteriores denominações: Monsenhor Gil, São Benedito, Frei Serafim. Atualmente o grande largo onde se edificou a igreja de são Benedito tem duas denominações: do lado da Escola Técnica Federal, praça da Liberdade; do outro lado, praça São Benedito.

Praça João Luís Ferreira. Nomes anteriores: Padre Marcos e praça da República.


A. Tito Filho, 31/10/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário