Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A BÍBLIA

A Bíblia é livro eterno como a sabedoria divina. Cada um de nós encontrará nas suas páginas a lição do amor e da virtude e mais do que tudo a fragilidade das cousas terrenas.

A traição de Judas, Pedro negando o Mestre, a justiça de Pilatos, a crucificação, a ressurreição, a incredulidade de Tomé - ensinam que o homem é fraco e só poderá encontrar conforto na grande sabedoria divina.

Há, na Bíblia, lições eternas, que são um hino à grandeza de Deus na criação.

Um livro de piedade dos homens e da impiedade dos homens: nada de novo até hoje. Nada de novo sob o sol. A humanidade, desde os tempos bíblicos, tem sido a dos homens que martirizam e a dos que não martirizam. Tudo na conformidade da vontade de Deus.

Tenho impressão de que se a humanidade lesse a Bíblia, meditasse sobre seus ensinamentos, recolhesse as suas lições - tenho impressão de que a humanidade seria outra, conquistaria a sua grandeza, que só pode ser feita da sabedoria divina.

Impiedoso, com a sua impiedade o homem gerou o inferno em que vive, contemplando a agonia lenta de uma civilização que desaparece amortalhada no seu destino infeliz e devorado pelos seus próprios erros.

A impiedade é o pecado. A sabedoria se opõe ao pecado. Ser sábio é ser justo, é amar o próximo.

A humanidade, sempre e cada vez mais, precisa da sabedoria do Cristo, eterna como a própria Bíblia.


A. Tito Filho, 29/07/1989, Jornal O Dia    

Nenhum comentário:

Postar um comentário