Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

LIVROS

Armando Baptista-Bastos é um dos escritores portugueses de maior público em Portugal, com vários livros publicados, a maior parte sobre Lisboa e os ambientes lisboetas. Sua obra mais recente A Colina de Cristal é, segundo Urbano Tavares Rodrigues, "Uma epopéia. Um grande romance. Um novo padrão na literatura portuguesa. Um romance poético, áspero, realista e onírico, provocatório e comovente. Baptista-Bastos: mago e arauto de Lisboa".

Por todas as razões e até porque Baptista-Bastos é um apaixonado pelo Brasil, a Nórdica em boa hora resolveu lançar A Colina de Cristal que, em 1988, recebeu em Portugal o Prêmio Pen Clube.

*   *   *

Depois do sucesso no Brasil de OS NÓS E OS LAÇOS, já em segunda edição, a Nórdica tem o prazer de reapresentar aos seus leitores o grande escritor português Antônio Alçada Baptista através de uma nova obra de ficção, feita de doçura como o próprio título: TIA SUZANA, MEU AMOR.

Na verdade, o novo livro traz toda a comunicabilidade de uma escrita sedutora, feita de registros sutis desse jogo incessante entre o atávico e a mudança, que tem tanto a ver com a experiência de vida do autor como com o corpo social de que os portugueses fazem parte e que os brasileiros apreciam.

É um belo livro que conta a história de uma paixão lenta (que percorre todo o texto como uma melodia) de um jovem pela sua tia. E, por fim, a decifração do mistério vem finalizar o sentido desta evocação, feita de memória e de vivência contemporânea.

Antônio Alçada Baptista nasceu na Covilhã, Portugal, em 1927. Publicou vários livros de memórias antes de lançar o seu primeiro romance, o citado Os Nós e os Laços, com grande sucesso. Dele escreveu a jornalista brasileira, Cremilda Medina: "Bom viajante, humanista e liberal (...) A.A.B. transita nos meios culturais europeus e, por isso, 'escrever é um intervalo de vida'. (Ele) tem grande ternura pelo ser humano, uma espécie de bonomia".


A. Tito Filho, 26/10/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário