Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EMPRESA

Li a "Grande Importância da Pequena Empresa", com excelente análise do assunto nos Estados Unidos, no Brasil e no mundo, trabalho de Steven Solomon.

A grande importância da pequena empresa é simplesmente espantosa. Custará acreditar nas cifras e nas histórias aqui contadas neste livro, a primeira grande pesquisa publicada nos Estados Unidos sobre a influência do micro, pequeno e médio empresário na evolução daquela que é ainda hoje a maior potência econômica global.

Mais de um milhão e meio de americanos dá inicio, anualmente, a outras tantas pequenas empresas. Dez milhões esperam copiá-los, freqüentando cursos, recolhendo informações, fazendo poupanças para futuros investimentos. Esse ímpeto está sendo estudado e adotado por outros países como o Japão, a maioria das nações européias e até países do bloco comunista. O próprio santuário do socialismo, a União Soviética, realiza modificações, reformas econômicas, adota o capitalismo e estimula a iniciativa privada, pequenos empreendimentos.

E, no Brasil (as pequenas e micro-empresas), "representam mais de 90% dos estabelecimentos comerciais, empregam 65% da mão-de-obra, pagam 42% dos salários e respondem por 54% da produção nacional". Quem informa estes dados é o Professor Paulo Lustosa, do Cebrae, num magnífico e oportuno posfácio para esta edição brasileira que, no final, apresenta ainda uma boa série de nomes e endereços de entidades dedicadas a apoiar o micro, pequeno e médio empresário.

Steven Solomon é jornalista, especializado em assuntos econômicos e financeiros. escreve regularmente para Forbes, The Economist, The New York Times e outras publicações. Dirige também a sua própria pequena empresa.


A. Tito Filho, 28/07/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário