Quer ler este texto em PDF?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

NOMES DE RUAS

Domingo, 23 de abril, um dos jornais de Teresina andou pelos bairros Poti Velho e Mafrense. Colheu depoimentos de moradores, e estes atestaram que desconheciam os nomes de batismo de certas ruas. Citaram-se Jean Le Lonnés, Roland Jacob, Gaston de Greslan, Melvin Jones, Saba Said e outros.

Faz algum tempo as vias públicas de Teresina passaram a receber denominações em homenagens aos que prestaram serviços relevantes à coletividade, considerando-se relevante o trabalho de motoristas humildes, pioneiros no resgatamento de estradas, compositores, professores, operários, soldados, mestre-de-obras - enfim de qualquer do povo dedicado ao interesse coletivo. O merecimento não estava apenas com as figuras eminentes, governadores, desembargadores, embaixadores, senadores, deputados. Os pobres também eram merecedores de aplausos.

Quase cem por cento dos teresinenses não sabem identificar as pessoas das placas de vias públicas. Quem foi João Isidoro da Silva França? Quem foi Mestre Estevão? Quem foi Licurgo de Paiva? Quem foi Luisa Amélia Brandão? Raros podem dar resposta certa. Raríssimos.

GASTON DE GRESLAN nasceu na França. Fixou-se na capital piauiense em 1930. Exerceu no antigo Departamento da Saúde, de 1946 a 1970, as funções de médico-veterinário. Intransigente na fiscalização dos alimentos vendidos ao povo. De coragem sublime. O decreto nº 74 pôs o seu nome numa rua do Bairro Alvorada. JEAN LE LONNÊS nasceu na França. Participou da primeira grande guerra. Contador. Durante muitos anos foi administrador e gerente da firma comercial Marc Jacob, de Teresina. ROLAND JACOB nasceu na França. Fixou-se no Brasil em 1923. Precursor da exportação de matérias-primas do Piauí. desenvolveu o nosso comércio, fundou lactários e creches. Cidadão piauiense por lei. O decreto 74 do prefeito homenageou-o com o nome em rua do bairro Mafrense. MELVIN JONES nasceu nos Estados Unidos. Grande incentivador da prática do escoteirismo. Nome de rua em São Cristovão. SABA SAID foi humilde comerciante sírio. Rua de São Cristovão.

Os humildes também são filhos de gente. A ignorância por vezes leva à injustiça. Quem quiser saber sobre os nomes de rua de Teresina, tenha a bondade de procurar-me na Academia Piauiense de Letras.


A. Tito Filho, 03/05/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário