Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ANTOLOGIA

Faz algum tempo, o titular da cadeira 5 da Academia Piauiense de Letras, José Miguel de Matos, escolheu um punhado de poetas brasileiros, quase todos nascidos no Piauí, biografou-os e analisou-lhes a poesia. Editou o trabalho em dois ou três volumes, com o título de CAMINHEIROS DA SENSIBILIDADE, que a crítica recebeu com aplausos. Na verdade, a obra constitui rica fonte de consulta para o levantamento da trajetória literária sobretudo nos domínios da nossa poesia. Nos primeiros anos da década de 70, o autor reuniu somente os nascidos nesta terra e fez-se primorosa reedição no Rio de Janeiro, agora denominada ANTOLOGIA POÉTICA PIAUIENSE, desfalcada, pois, dos manuais de outras paisagens geográficas. A boa tiragem esgotou-se depressa, dada a valiosa expressão dos estudos feitos, tanto de natureza estética como educativa.

A Academia Piauiense de Letras deliberou publicar um livro de cada acadêmico que assim desejasse e José Miguel de Matos numa atitude certa, indicou a ANTOLOGIA para nova edição, ampliada e atualizada, pois algumas das figuras, nestes últimos dezessete anos, escreveram mais livros e deram contribuição mais importante à nossa literatura. Assim, o escritor fez novas e úteis e valiosas observações sobre os melhores criadores da poesia piauiense.

Deu-se também a circunstância elogiável da inclusão de Manoel Felício Pinto entre os que compuseram bons versos. Recentemente falecido, mereceu ter a memória ilustre prestigiada pelo livro de José Miguel de Matos, que brevemente será confiado ao público ledor.


A. Tito Filho, 28/02/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário