Quer ler este texto em PDF?

domingo, 31 de julho de 2011

AINDA POVOAMENTO

Barbosa Lima Sobrinho transcreve relatório oficial com o título Noções circunstanciadas sobre diversas aldeias e missões de índios que desde anos remotos existem na província das Alagoas.

O relatório citada fala nas nascenças do rio Puturig, ou dos Camarões, até onde se mete nos rios da Parnaíba Grande, Pequena, Satuba e Mundaú.

Adiante diz o relatório: "... e outra banda do dito rio Puturig ou dos Camarões e as outras três léguas da sua barra para aquele rio da Parnaíba abaixo..."

Argumenta Barbosa Lima Sobrinho que esse rio Paraíba é o mesmo "que existe, atualmente, em Alagoas", onde deságua na lagoa Manguaba. E acresce: "Não está indicado na demarcação que o rio Puturig ou dos Camarões fosse afluente do Paraíba. Ao contrário, ele é apontado como ponto de referência na confrontação pelo sul da sesmaria. A propriedade ficava no tabuleiro da Lagoa do Sul, ou Manguaba, regada dos rios nas nascenças do rio Puturig, ou dos Camarões, até onde se mete nos rios da Paraíba Grande, Pequena, Satuba e Mundaú, que fechavam pelo norte o referido tabuleiro".

Salienta ainda: "No rio São Miguel há um afluente que nasce na serra da Nicéia, proximidades da Borda do Mato, dentro do município de Atalaia, não muito longe do rio Parnaíba. Chama-se rio dos Camarões".

Alega ainda o provecto historiador que a sesmaria pedida pela viúva era desde as nascentes do dito rio Potingh, ou Camarões, até onde se mete naquele do Parnaíba abaixo na mesma largura.

E pergunta: "Seria, porém, aceitável que se demarcassem tais sesmarias no Poti, com os 600 quilômetros de extensão que tem esse afluente do Parnaíba?".

Argumenta ainda Barbosa Lima Sobrinho com o fato conjetural de que o título de Parnaíba ao rio piauiense começa a aplicar-se em fins do século XVII.

E adiante: "Não se conhece, porém, nenhum dado preciso de que ele tenha estado no Piauí antes de 1688, época em que se estabeleceu no arraial de Piranhas, no sertão paraibano, para a peleja contra o gentio revoltado".


A. Tito Filho, 04/04/1989, jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário