Quer ler este texto em PDF?

quarta-feira, 29 de junho de 2011

FAZENDAS ESTADUAIS

Expulsos os jesuítas de Portugal e do Brasil e seqüestrados os seus bens, as fazendas passaram a pertencer ao governo português, por ato de 25/11761. O governador João Pereira Caldas dividiu as fazendas em três inspeções ou departamentos denominados Piauí, Nazaré e Canindé. Proclamada a independência do Brasil, essas ricas propriedades passaram ao patrimônio nacional, administradas por funcionários do Ministério da Fazenda. Em 1844, as fazendas do departamento de Canindé (Ilha, Pobre, Baixa dos Veados, Sítio, Tranqueira, Poções, Saco, Saquinho, Castelo, Buriti, Campo Grande e Campo Largo) passaram a fazer parte do dote imperial da primeira Januária Maria, irmã do imperador Pedro II. Após a celebração do casamento, na conformidade do contrato matrimonial, todas essas terras e fazendas do dote imperial e a sua administração pertenceriam também ao esposo da princesa - príncipe Luís Carlos Maria, filho de Fernando II, rei das duas Sicílias. No contrato de casamento estabeleceu-se que, se não houvesse descendentes da princesa ou se o casal passasse a residir, definitivamente, fora do Brasil, todos os bens reverteriam ao patrimônio Nacional. O casal fixou residência na Europa. "Não obstante - escreve Antônio José de Sampaio - serem as mais severas e positivas as instruções do governo, as fazendas não prosperavam, sob essa direção administrativa (Ministério da Fazenda), e os políticos locais tiravam vantagem das mesmas, no interesse de seus partidários, sempre sequiosos de obterem uma situação, com a idéia única de explorá-las em seu próprio benefício".

Diminuía a renda anual e desaparecia o gado, o que levou o Congresso Nacional a votar leis autorizando a venda ou arrendamento de várias dessas propriedades nacionais, inclusive as fazendas dos departamentos de Nazaré e Canindé, no Piauí.

O Dr. Francisco Parentes, engenheiro-agrônomo, teve a idéia de trabalhar pela instalação de um estabelecimento zootécnico e agrícola, à margem do rio Parnaíba. Em setembro de 1873 foi o governo autorizado a criá-lo. Francisco Parentes seguiu para a fazenda Bom Jardim (pertencia a Amarante). Aí foi fundado o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara. Bom Jardim foi um dos sítios de constituição do atual município de Floriano. O edifício dessa instituição apresentava todas as vantagens como escola de ensino prático. O prédio, porém, em 1922, já estava arruinado.


A. Tito Filho, 01/07/1989, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário